O encerramento da Linha do Vouga está previsto no Plano Estratégico dos
Transportes (PET), apresentado pelo Governo no ano passado, mas o fecho
da ferrovia com 103 anos de actividade ainda não se concretizou. Os
autarcas dos municípios de Entre Douro e Vouga e da Junta Metropolitana
do Porto consideram que o caminho-de-ferro que liga Espinho a Aveiro tem
viabilidade e defendem a sua requalificação em vários aspectos. As
ideias, que merecem a aprovação da Associação de Municípios de Terras de
Santa Maria, foram comunicadas ao Governo e constam no relatório
encomendado para a reformulação do sistema de transportes das áreas
metropolitanas do Porto e de Lisboa.
O presidente da Câmara de São João da Madeira, Castro Almeida, reconhece
que a actual configuração da Linha do Vouga não não dá resposta às
necessidades das populações. "Serve poucas pessoas e serve mal", admite.
Por isso, considera necessário proceder a alterações no traçado da
linha por onde circula o Vouguinha desde Novembro de 1908. "Precisamos
de garantir uma ligação directa da Linha do Vouga à Linha do Norte, por
forma a que alguém que entre em Oliveira de Azeméis, São João da Madeira
e Santa Maria da Feira possa ir até ao Porto sem mudar de comboio",
adianta. Esse entroncamento, explica o autarca, "obriga a electrificar a
Linha do Vouga, a alterar a bitola e a fazer algumas correcções de
traçado". As alterações propostas pretendem tornar a Linha do Vouga
compatível com a do Norte, aumentar a velocidade do Vouguinha de 30 para
80 quilómetros por hora e dotá-la de um traçado que sirva os grandes
aglomerados populacionais, sobretudo algumas zonas da Feira.
As contas estão feitas. A requalificação da Linha do Vouga, nesses moldes, requer um investimento de 35 milhões de euros. Castro Almeida garante que o Governo não precisará de investir um cêntimo, se esse encargo fizer parte da concessão que será feita à CP-Porto - e que, dessa forma, poderia acrescentar mais um ramal aos três que já possui. "Desta forma, não era preciso pedir um cheque ao Governo." O autarca insiste que a remodelação da Linha do Vouga é um pedido realista, que tem em conta as dificuldades financeiras do país: "Não estamos a pedir a lua, o valor é pouco mais de um quilómetro de custo do metro do Porto."
O grupo parlamentar do PSD apresentou na Assembleia da República um projecto de resolução (ver caixa), tal como já fizeram o PCP e o BE, pedindo ao Governo para estudar uma alternativa ao fecho da Linha do Vouga. "A viabilização da modernização desta linha com efectivo potencial poderá transformar este meio de transporte numa referência e exemplo de sustentabilidade, se se souber dar responsavelmente o passo certo, em associação com os parceiros adequados e com benefício das populações locais e das contas públicas", refere-se no documento. O PSD quer, assim, que o Governo avance com um projecto, juntamente com as câmaras municipais e outros parceiros, para a reabilitação da ferrovia do Vouga.
As contas estão feitas. A requalificação da Linha do Vouga, nesses moldes, requer um investimento de 35 milhões de euros. Castro Almeida garante que o Governo não precisará de investir um cêntimo, se esse encargo fizer parte da concessão que será feita à CP-Porto - e que, dessa forma, poderia acrescentar mais um ramal aos três que já possui. "Desta forma, não era preciso pedir um cheque ao Governo." O autarca insiste que a remodelação da Linha do Vouga é um pedido realista, que tem em conta as dificuldades financeiras do país: "Não estamos a pedir a lua, o valor é pouco mais de um quilómetro de custo do metro do Porto."
O grupo parlamentar do PSD apresentou na Assembleia da República um projecto de resolução (ver caixa), tal como já fizeram o PCP e o BE, pedindo ao Governo para estudar uma alternativa ao fecho da Linha do Vouga. "A viabilização da modernização desta linha com efectivo potencial poderá transformar este meio de transporte numa referência e exemplo de sustentabilidade, se se souber dar responsavelmente o passo certo, em associação com os parceiros adequados e com benefício das populações locais e das contas públicas", refere-se no documento. O PSD quer, assim, que o Governo avance com um projecto, juntamente com as câmaras municipais e outros parceiros, para a reabilitação da ferrovia do Vouga.
Além da requalificação da Linha do Vale do Vouga, Castro Almeida propõe
que o Andante, já utilizado no metro do Porto, nalguns comboios e nos
autocarros da STCP e de alguns operadores privados, seja adoptado como
título de transporte em toda a Área Metropolitana do Porto, podendo ser
utilizado também na Linha do Vouga. O autarca considera que o Andante
será um "bilhete de identidade metropolitana", um "título de cidadania
metropolitana".
@ Público
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