sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dia de Fogaceiras


20 de Janeiro... Feriado Municipal... pelo menos 507 anos depois a história continua viva!
Este ano são cerca de 300 as meninas fogaceiras a desfilar pelas ruas da cidade, cumprindo o voto centenário a S. Sebastião. 
Durante todo o dia o programa oficial será cumprido à risca... desde o cortejo cívico à tradicional procissão, sem esquecer a celebração da bênção das fogaças. Tradição do primeiro ao último minuto, acoplada às dinâmicas do concelho e suas gentes, patentes nas actividades paralelas, que continuarão a decorrer até ao dia 29 de Janeiro.

Nota, apenas, para o facto de a RTP voltar a marcar presença na Festa das Fogaceiras. Ontem o Portugal no Coração trouxe a Ana Viriato até Santa Maria da Feira para três directos representativos de 3 distintas dinâmicas da festa (exposição de trajes elaborados pelos alunos do ensino básico, oficinas no Convento dos Lóios e degustação na Escola de Hotelaria e Turismo. Hoje, como vem sendo hábito, a Praça da Alegria envia à Feira Hélder Reis, que fará o acompanhamento em directo da saída do cortejo cívico, pelas 10h30, e mais tarde abordará a tradição da fogaça.

Sem comentários: