sábado, 14 de janeiro de 2012

"A cortiça é um sector que nos orgulha"

“A cortiça é um sector que nos orgulha”. As palavras são do ministro da Economia e Emprego. Álvaro Santos Pereira esteve na última sexta feira, na sede da Associação Portuguesa de Cortiça (APCor), em Santa Maria de Lamas, na apresentação dos resultados do projecto Intercork – Promoção Internacional da Cortiça, e elogiou o trabalho desenvolvido pelos empresários do sector corticeiro, actualmente, um dos que mais contribui para o crescimento das exportações portuguesas.
“O sector tem-se reestruturado, tem-se reinventado nos últimos anos, na sequência da necessidade de conseguir um maior nível de empreendedorismo e inovação” - apontou o ministro, considerando, por isso, tratar-se de um sector que tem vindo a ajudar Portugal, “não só a tornar as suas exportações mais competitivas, mas também a fazê-las crescer a um ritmo que já não acontecia há muito tempo”.
Álvaro Santos Pereira acompanhou a apresentação dos resultados do projecto de promoção internacional da cortiça que decorreu ao longo de 19 meses, considerando que o mesmo “cumpriu a sua missão”. Por isso, entende tratar-se de “um caso de boa parceria” entre o Estado e a indústria. “Ganharam as empresas, ganham os empresários e os trabalhadores. E ganha também a imagem colectiva de Portugal.” – sublinhou o ministro.
O sucesso do projecto está, no entender, do presidente da APCor, António Rios Amorim, reflectido nos números que caracterizam actualmente o sector da cortiça. “O sector da cortiça vai encerrar as exportações de 2011 com um aumento de mais de oito por cento, face a 2010, o que irá significar exportações na ordem dos 820 milhões de euros” – destacou o dirigente.

Lê mais no 7sete.

Sem comentários: