sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ministro da Economia visita APCor

O ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, vai encerrar a sessão de apresentação dos resultados do programa InterCork (Promoção Internacional da Cortiça), a decorrer esta sexta-feira (dia 13), pelas 14h40, no auditório da sede da Associação Portuguesa de Cotiça (APcor), em Santa Maria de Lamas, concelho da Feira.

A abertura da sessão está a cargo do presidente da APCor, António Rios de Amorim, seguindo-se a apresentação das conclusões do projecto de execução do Intercork.
O programa InterCork, orçado em 21 milhões de euros, teve como objectivo a promoção das exportações da rolha de cortiça e dos materiais de construção e decoração que no seu conjunto abarcam 90 por cento da produção nacional.
De acordo com os últimos dados publicados pelo Instituto Nacional da Estatística, as exportações portuguesas de cortiça aumentaram oito por cento de 2009 para 2010 e registam, até Novembro de 2011, um aumento de 8,7 por cento face a 2010. Este projecto beneficiou de um apoio de 80 por cento do programa Compete – Programa Operacional
O InterCork contou ainda com 15 milhões de euros para a promoção da rolha de cortiça, chegando a países como França, Itália, Reino Unido, Alemanha e EUA. Os públicos-alvo a atingir foram o consumidor, a grande distribuição, a indústria vinícola, os líderes de opinião, organismos profissionais (escolas e associações de enólogos, escanções, produtores vinícolas, etc.), media (vinícola, lifestyle, turismo, gastronomia), distribuidores e importadores de alguns mercados e universidades/laboratórios em alguns mercados.

A sustentabilidade (ecologia, retenção CO2, Biodiversidade), a rolha de cortiça como sinónimo de vinho de qualidade, rolha de cortiça como a preferida do consumidor, a cortiça aliada à tradição e imagem vinícola e o posicionamento face aos outros vedantes, nomeadamente em questões técnicas, realçando a qualidade da cortiça foram as mensagens-chave que se transmitiram.
No caso dos materiais de construção e decoração, e com um orçamento de seis milhões de euros, a campanha chegou aos EUA e Canadá, Alemanha, Rússia, Japão, Bélgica, Holanda, China e Emirados Árabes Unidos e a públicos como arquitectos, engenheiros, designers, decoradores, retalhistas, importadores e distribuidores, escolas técnicas, universidades, centros de design, consumidor final e Media.
A cortiça apareceu como um produto natural, moderno e elegante, onde primou a ideia do eco-design, com características técnicas e sensoriais únicas, aliando o conforto à estética do produto.
O programa contou, ainda, com 2,5 milhões de euros para desenvolver um conjunto de acções transversais a toda a campanha, como por exemplo a criação e produção de suportes de informação e comunicação e o desenvolvimento do sítio da Apcor.

Forampublicados mais de oito mil artigos em todo o mundo, obtiveram-se quase 100 mil fãs no Facebook,mais de 10 mil seguidores no Twitter e mais de 200 mil visualizações na Internet.
A cortiça foi vencedora de três prémios internacionais, com mais de 160 jornalistas e líderes de opinião a visitarem o sector e mais de 30 porta-vozes de renome internacional.
 
@ 7sete

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