quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Escolas da Feira nas Olimpíadas da CriAtividade

A Câmara Municipal, o ISVOUGA e as escolas secundárias de Fiães, Santa Maria da Feira e Santa Maria de Lamas estabeleceram uma parceria com a Torrance Center (Portugal), associação de caráter científico-pedagógico sem fins lucrativos, para promover a participação de alunos, do 4º ao 12º ano de escolaridade, e professores de escolas do Concelho nas Olimpíadas da CriAtividade. O período de inscrições decorre até 5 de novembro.

Um grupo de 16 alunos das quatro escolas secundárias do Concelho e está a receber formação no ISVOUGA, ministrada pela Torrance Center, com o intuito de formar embaixadores do programa. Paralelamente, há 24 professores inscritos, mas o objetivo é angariar o maior número possível de concorrentes, até 5 de novembro.
Ao inscrever-se, os concorrentes terão de escolher uma das modalidades disponíveis - Escrita, Casos, Arte e Comunidade - e resolver problemas relacionados com os temas definidos para todos os países aderentes - Cultura da Celebridade; Era da Robótica; e Megacidades - exceto na modalidade Comunidade, em que os problemas a resolver pelos alunos serão relacionados com o seu bairro, a sua escola, o seu país ou até problemas mundiais.
Aquando da realização das provas, os alunos serão confrontados com uma história/problema relacionada com o tema e terão de analisá-la e propor soluções criativas, tendo por base a metodologia de resolução criativa de problemas e uma perspetiva futura.
Os temas serão transversais a todas as modalidades, mas serão abordados de forma distinta, conforme a modalidade em causa: Casos (análise em forma de relatório); Artes (soluções através de desenho); e Escrita (elaboração de texto criativo).
A primeira fase realiza-se a 21 de novembro, com uma prova nas escolas. A meia-final está agendada para 20 de fevereiro de 2013 e a competição internacional vai realizar-se na Universidade de Indianápolis, no Iowa (EUA), de 6 a 9 de junho do próximo ano.
Ao aderir a esta iniciativa enquanto entidade parceira, a Câmara Municipal pretende sensibilizar e estimular a comunidade escolar para a promoção de um conjunto de competências transversais que viabilizem a resolução criativa de problemas, com vista ao desenvolvimento de potencial humano do Concelho.

Sem comentários: