segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Rua Livre em Santa Maria da Feira

Em 2012 o projeto “Rue Libre” (RUA LIVRE) regressa a Portugal. O conceito que nasce das mãos da Fédération Nationale des Arts de la Rue [França] chegou há alguns anos a Portugal pelas mãos da Artelier? – Teatro de Rua, com o objetivo de promover o espaço público como local privilegiado para a criação artística, dando maior visibilidade ao artista de rua. O mês de Outubro é dedicado a este objetivo, sendo o último fim-de-semana marcado pela maior concentração de iniciativas. 

Este ano, a Artelier? – Teatro de Rua junta-se à PAR – Plataforma das Artes de Rua, ao FIAR – Centro de Artes de Rua e à Bússola | Plataforma para o Desenvolvimento Artístico e Cultural, criando novos apoiantes para o movimento e potenciando, com isso, o incentivo ao acontecimento de apontamentos que marquem esta iniciativa em múltiplos pontos do país. Assim, no fim-de-semana de 27 e 28 de Outubro, Portugal volta a surgir no mapa “Rue Libre”. Lisboa, Palmela e Santa Maria da Feira são os locais para onde os convites à mobilização dos artistas e público estão dirigidos, permitindo a criação de apontamentos “Rue Libre”, adequados à realidade nacional. 


O convite está dirigido a todas as disciplinas das artes de rua, numa perspetiva de convergência espontânea e informal, sempre com a divulgação artística no espaço público como prioridade. 

Em Santa Maria da Feira o apontamento “Rue Libre” terá lugar no Domingo 28 de Outubro, com concentração a partir das 14h30 junto à Câmara Municipal. 

À chamada para este movimento responderam já algumas entidades locais, que darão o mote para uma tarde de partilha, em torno de um objetivo comum: a promoção da rua como um espaço privilegiado para a apresentação de projetos artísticos e do artista de rua como componente fundamental em todo o processo.

Sem comentários: