segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Mesa-redonda Intervir na Violência Doméstica

‘Intervir na violência doméstica’ é o tema da primeira ação da iniciativa “Envolve-te no Desafio! 4 dias, 4 eixos”, promovida pelo projeto Direitos & Desafios. Esta mesa-redonda realiza-se quarta-feira, dia 10 de outubro, às 10h00, no auditório do Museu Convento dos Lóios, e vai contar com a participação do médico legista José Pinto da Costa e representantes de várias entidades que procuram dar resposta à violência doméstica.

São dez os intervenientes nesta mesa redonda: Amélia Carneiro, do Espaço Trevo; José Pinto da Costa, médico legista; Teresa Carvalho, da Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género; Jorge Fraga, da Direção-Geral de Reinserção Social; Andreia Barbedo, procuradora do Ministério Público de Santa Maria da Feira; Isabel Lemos, do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Aveiro; Edite Dias, coordenadora da Secção de Investigação de Crimes de Homicídio da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária; Maria José Bandeira, do DIAP/Ministério Público de Aveiro; e representantes da GNR - Destacamento Territorial de Santa Maria da Feira e PSP de Santa Maria da Feira.
Esta mesa-redonda é dirigida a magistrados, advogados, técnicos de justiça, técnicos das áreas sociais e humanas, profissionais de saúde e outros profissionais com interesse nesta temática.

Dez ações em quatro dias
Recorde-se que, entre os dias 10 e 13, serão dinamizadas, no total, dez ações, abrangendo os quatro eixos de intervenção do projeto Direitos & Desafios, entre elas: Ação de divulgação do SCA – Sem Custos Adicionais; Sessão de Yoga para Grávidas; Workshop “Comunicação e Marketing para Organizações sem Fins Lucrativos”; Workshop “Intervenção com Famílias – Princípios e Interrogações”; Encontro entre Empresas e Candidatos a Emprego”; Teatro Fórum “Aurora”; Workshop “Agricultura Biológica”; Exposição “Olhares sobre Oleiros”; e Workshop “Empreendedorismo Social e os Desafios de um Sociedade em Crise”. O programa encontra-se disponível neste site, no menu Ação Social.
Direitos & Desafios é um projeto de desenvolvimento comunitário que pretende, prioritariamente, apoiar pessoas em situação de pobreza e exclusão social no concelho de Santa Maria da Feira. Para tal, recorre a ações executadas em parceria com entidades locais, disponibilizando um conjunto de serviços de desenvolvimento comunitário gratuitos, confidenciais e acessíveis e todos os cidadãos residentes no Concelho, nomeadamente: apoio à população desempregada, a vítimas de violência doméstica e agressores, a grávidas adolescentes, a pais e encarregados de educação, apoio nas questões de literacia financeira, fiscal e jurídica, a jovens empreendedores sociais, àqueles que pretendem discutir e procurar soluções para problemas da comunidade, e a todos os que pretendam adquirir competências no âmbito das tecnologias de informação e comunicação.
O Projeto Direitos & Desafios (Contrato Local de Desenvolvimento Social) é promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e tem como entidade coordenadora local a Casa dos Choupos – Cooperativa Multissetorial de Solidariedade Social e como entidades executoras Associação de Alcoólicos Recuperados de Santa Maria da Feira e o Centro Social de Lourosa.

Sem comentários: