quarta-feira, 17 de outubro de 2012

História para crianças em russo, português e língua gestual

A história “O Sonho da Princesa Clarice”, de Julieta Franco, vai ser contada às crianças de Santa Maria da Feira e famílias em russo, português e língua gestual. As sessões, dinamizadas pelo núcleo pedagógico da Biblioteca Municipal, no âmbito do projeto em rede Art@Biblio, realizam-se sábado, dia 20 de outubro, na sala da Hora do Conto da Biblioteca.

Dirigida à comunidade imigrante de leste do Concelho, a sessão da manhã (10h30) será contada unicamente em russo. À tarde (15h00), a história será contada em português e, simultaneamente, em língua gestual. Ambas as sessões são dirigidas a crianças a partir dos 3 anos e famílias. A participação é gratuita. Clarice é uma princesa que quer concretizar o sonho de ter uma amiga Flor, contando para isso com a ajuda da Fada das Cores, da Bruxinha Guizinhos e do Dragôncio.
Esta é apenas uma das atividades promovidas pela Biblioteca Municipal feirense no âmbito do Art@Biblio – projeto em rede das bibliotecas municipais de Matosinhos, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Santo Tirso e Viana do Castelo.
No âmbito deste projeto, livraria Vício das Letras promove, de 15 a 20 de outubro, a no átrio da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, uma feira do livro infantil/juvenil, das 10h00 às 19h00. No mesmo período, decorre, na sala de leitura, a atividade “As nossas lendas”, orientada pelo núcleo pedagógico. Os leitores da Biblioteca são convidados a transcrever lendas locais para um livro gigante, produzido pelo Museu do Papel.
No dia 15 de outubro, a biblioteca promove uma sessão de cinema para seniores das IPSS do Concelho, às 14h30, com exibição do filme A Aldeia da Roupa Branca. No dia 16, o público é convidado a descobrir o autor/ilustrador Gémeo Luís num encontro marcado para as 14h30, na sala de exposições da Biblioteca. O ilustrador vai abordar o livro de artista em diferentes planos, como o da ilustração, o do projeto artístico, o da metodologia do design ou o da edição.
“Mercado de contos” é a proposta para o dia 17 de outubro, com sessões na Biblioteca (às 10h00) e nos polos de Lourosa e Souto (às 14h00). A iniciativa é dinamizada pelos serviços educativos das bibliotecas de Matosinhos, Santo Tirso, S. João da Madeira e Viana do Castelo e é dirigida a crianças dos 3 aos 5 anos.
No dia 18, realiza-se, às 10h00 é às 14h30, uma oficina de livros de artista para crianças do 2º Ciclo, depois de uma visita à exposição “Do Rato Mickey a Andy Warhol”.
Em novembro, o projeto Art@Biblio dinamiza em Santa Maria da Feira a atividade “Mito Móvel – Histórias de Princípios”, de Vera Alvelos, com apresentação de momento teatral e realização de oficina, de 19 a 24, às 10h00 e às 14h00, na sala da Hora do Conto. A iniciativa é dirigida a crianças dos 8 aos 13 anos, leitores, grupos de idosos e adultos.

Sem comentários: