sábado, 20 de outubro de 2012

Visionarium explica o que crianças e jovens podem fazer este ano

Centro de Ciência do Europarque mostra a oferta que tem no programa na próxima quinta-feira. Dia Aberto ao Professor é o nome da iniciativa que demonstrará como se articulam atividades e projetos do pré-escolar ao Secundário. 

O dia está marcado na agenda: 25 de outubro é Dia Aberto ao Professor no Visionarium - Centro de Ciência do Europarque, em Santa Maria da Feira. A receção está marcada para as 17:00 e a iniciativa pretende dar a conhecer detalhadamente as atividades que a instituição tem no programa para este ano letivo desde o pré-escolar ao secundário. O Visionarium tem salas com exposições permanentes e temporárias e equipamentos que promovem a interatividade, em prol do conhecimento da ciência, mas também está disponível para ir às salas de aula das escolas. 

 Experimentar a Ciência é o nome de um projeto destinado ao pré-escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico. Uma espécie de iniciação à experimentação científica para os mais pequenos, com sessões práticas realizadas em contexto de sala de aula, para aproximar os mais novos de conceitos e equações mais estranhas. Os professores destes níveis de ensino têm a oportunidade de ver como funciona um laboratório que junta ciência e higiene diária e participar numa outra atividade que permite perceber os diferentes estados da matéria: sólido, líquido e gasoso. Tudo com experiências para demonstrar como as coisas realmente funcionam. 

Para o 3.º ciclo e secundário há várias propostas. O Visionarium mostra duas no dia dedicado a quem ensina todos os dias. Os professores não são meros espectadores, são convidados a meter a mão na massa e, neste caso, reproduzir diversas espécies num laboratório de propagação vegetativa. A respiração e a fermentação estão também debaixo de olho. Os docentes podem testar os dois conceitos, enquanto processos bioquímicos de mobilização energética a nível celular. Experimentar para ensinar. 

A investigação criminal está igualmente no programa da tarde do Visionarium. Deslindar um crime estimula os neurónios e coloca uma série de matérias científicas em ação. O Visionarium mantém esta matéria na sua agenda para que a experimentação tenha mais um espaço na explicação do que acontece ao redor. Mistério e suspense, perícias policiais, suspeitos debaixo de fogo, recolha de provas. Mais uma atividade para os docentes verem como funciona no terreno. 

O Visionarium explica o que pretende: cativar os professores para uma oferta diversificada, que abrange todos os níveis de ensino, e revelar novidades nas deslocações às escolas para contornar custos e questões logísticas de uma visita escolar. O dia destinado aos professores começa às 17:00 com uma apresentação do programa de atividades do Visionarium para o ano letivo em curso. Segue-se uma visita guiada à exposição dos animais exóticos com mamíferos, répteis, anfíbios e aracnídeos ao vivo e a cores. Depois, é tempo de passar para o exterior e conhecer o parque radical do Visionarium, ou melhor, o campo cinético que nasceu nos jardins do Centro de Ciência para mostrar que o mundo científico anda lado a lado com atividades desportivas como o BTT, slide, escalada, canoagem, paintball, entre outras que se estendem pelo espaço verde do Visionarium. 

@ Educare

Sem comentários: