domingo, 7 de outubro de 2012

Pe. Eleutério vs Autarquia [take n]

A paróquia de Santa Maria da Feira e a câmara municipal estão em conflito. Em causa está a utilização das casas de banho do Museu de Lóios, no centro da cidade, por parte dos fiéis. A contenda já deu origem a um abaixo-assinado, que desde ontem circula junto à igreja e já reuniu centenas de assinaturas.

Ao que o CM conseguiu apurar, as casas de banho já estiveram abertas ao público geral. Porém, com a remodelação do museu e com a nova direcção, há dois meses, o acesso às mesmas só é permitido a visitantes do museu. Os paroquianos contestam, já que a igreja não tem sanitários, e alegam que essa decisão vai contra um hábito que existe há várias décadas e que não cumpre o requisito de edifício público.
Alfredo Henriques, presidente da autarquia, mostra-se surpreso com a petição. "Se a paróquia precisa de casas de banho, que faça como em todo o lado e que as construa", diz o autarca, que relembra a última reunião entre uma vereadora e o pároco local. "Falaram sobre a possibilidade de a câmara apoiar a construção, em jeito de colaboração e não por obrigação. Fazer agora um abaixo-assinado é completamente descabido", afirma o presidente.
Já o padre Eleutério Pais fala em "desonestidade e violência sobre os cristãos". "Garantiram que nada ia mudar com as obras, mas não é assim", diz. A câmara propôs a utilização de outras casas de banho públicas, a mais de 50 metros da igreja; mas os paroquianos não aceitam.

@ Correio da Manhã
 
NOTA: a minha vontade era mudar o título desta notícia para "LOL" ou "alguém ainda dá credibilidade a certas pessoas?", mas preferi deixar tal como está... sem mais comentários, até porque não vale a pena dar demasiado valor a tais (in)factos que de religiosos pouco têm.

Sem comentários: