sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Visitas guiadas gratuitas ao Museu do Papel

Entrada livre e visitas guiadas gratuitas de hora a hora, inclusive no  período de almoço, durante toda a semana. É desta forma que o Museu do  Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão, aberto ao público desde 26 de outubro de 2001, vai assinalar o 11º aniversário. A quarta  edição da Semana Aberta decorre de 22 a 28 de outubro, das 10h00 às  21h00.

Tutelado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o Museu do Papel integrou a Rede Portuguesa de Museus em 2002 e, no ano passado, foi galardoado pela APOM com o Prémio de “O Melhor Museu Português de 2011”. Em setembro deste ano, depois de ter sido convidado pela organização da conferência internacional “The Best in Heritage” para se apresentar juntamente com os melhores projetos museológicos e de conservação do património a nível internacional, em setembro, na Croácia, foi distinguido como membro do Clube de Excelência do “The Best in Heritage”.

Estes prémios nacionais e internacionais têm reconhecido a ação do Museu do Papel como um museu industrial em atividade, que demonstra como a arte e fabrico de papel se desenvolveram ao longo dos últimos 300 anos nas Terras de Santa Maria.

Para além das visitas e oficinas para diferentes públicos, e o constante desenvolvimento de novos projetos de investigação e exposição, o Museu do Papel promove a divulgação de uma identidade cultural e patrimonial ligada à indústria papeleira portuguesa, de forma responsável e inclusiva, motivando os valores do respeito pela reciclagem, sustentabilidade e biodiversidade. 

Sem comentários: