domingo, 28 de outubro de 2012

Rue Libre 2012 - Santa Maria da Feira



Este fim-de-semana, Portugal esteve em força de mãos dadas com o movimento Rue Libre. Em terras lusas, multiplicaram-se as acções de rua, dando simbolismo à devida utilização do espaço público e à atribuição do devido valor aos artistas de rua, promovendo o seu trabalho.

Leitura do Manifesto Rua Livre Portugal 2012
De norte a sul do país aconteceram apontamentos, sempre com um denominador comum, o texto manifesto Rua Livre Portugal 2012 – Rua: Nossa Casa Comum, Uma Gaiola de Liberdades, da autoria de Nuno Paulino, Artelier?. E é daí mesmo que nasce este movimento em Portugal. Da vontade da Artelier?, surge a parceria com a PAR, o FIAR e a Bússola, potenciando com isso acções em diversos pontos do país.

Em Lisboa/Loures, em Palmela, em Vendas Novas, em Cascais e em Santa Maria da Feira decorreram momentos Rue Libre | Rua Livre ao longo de dois dias.


Por cá, o convite estava lançado a artistas e público, para uma tarde de interacção e partilha, sedeada no Largo Gaspar Moreira. Contas feitas por alto, acorreram ao local mais de 400 pessoas ao longo das cerca de 3 horas de mobilização. Música, circo, estátuas vivas, vídeo, histórias infantis, animação e muito mais, numa tarde de atividades espontâneas e livres. Santa Maria da Feira mostrou que a Rua é Livre e que os feirenses querem fazer dela a sua casa comum. Venham mais convívios como este… e nós estaremos lá!

 
 
 

Sem comentários: