quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Rue Libre mobiliza comunidade artística em Santa Maria da Feira



Rua Livre é um manifesto pelo espaço público. Rua Livre é um alerta para as nossas ruas, paras as nossas praças… para a utilização do nosso espaço público. Rua Livre será um encontro entre artistas e público, uma tarde de interação e partilha… uma fonte potenciadora da criação artística para o espaço público.

Pela terceira vez, Portugal associa-se ao movimento Rua Livre, na sombra do francês Rue Libre, uma organização da Fédération Nationale des Arts de la Rue que ao longo dos anos se caracterizou pela sua dinâmica e ações marcantes.

Responsável pela génese do movimento em Portugal, a Artelier? associa-se em 2012 a outras entidades, dando vida a ações por todo o país. A PAR – Plataforma das Artes de Rua, o FIAR – Centro de Artes de Rua de Palmela e a Bússola | Plataforma para o Desenvolvimento Artístico e Cultural responderam positivamente ao desafio e juntam-se à causa do espaço público.

No próximo fim-de-semana decorrerão ações em diversos pontos do país, estando o convite aberto a todos os artistas para novos apontamentos espalhados pelo país.

Dia 27, em Vendas Novas, Loures, Lisboa e Palmela serão desenvolvidas ações de rua, com convite à participação de artistas e público, que unidos darão voz à causa do espaço público. No dia seguinte, a ação decorrerá em Cascais e Santa Maria da Feira. 

Em todos os locais onde se irão desenrolar os apontamentos Rua Livre em Portugal será lido um texto manifesto da Plataforma Rua Livre Portugal, redigido por Nuno Paulino e que será brevemente disponibilizado através do Facebook.

No caso particular de Santa Maria da Feira, a ação decorrerá no Domingo 28 de Outubro, depois das 14h30, caracterizando-se por um convívio entre artistas e público, no espaço público, onde de forma espontânea irão ocorrer pequenos apontamentos e apresentações ao longo de cerca de 3 horas. À chamada já responderam diversos intervenientes do espaço público em nome individual, assim como, entidades que ao longo da tarde divulgarão parte do seu trabalho, são elas a Companhia Persona, Trapos com Histórias [Liliana Salomé e Saphir Cristal], Projeto EZ, Rafaela Oliveira [estátua viva], Saltimbancos de Santa Maria, Só Animarte e Wayout [em acústico].

[actualizado às 00h45 de 26 de Outubro]
Atendendo ao grande destaque que ontem a internacional Rue Libre deu aos eventos nacionais, em especial ao apontamento e à mobilização anunciada para Santa Maria da Feira, o nome da cidade e dos nossos artistas já está em destaque nesta Jornada Europeia das Artes de Rua.

As últimas 24 horas revelaram imensos desenvolvimentos no movimento com um incremento inacreditável de confirmações e mesmo apresentações completas. Da música ao circo, passando pela animação e estátuas vivas, sem esquecer o vídeo... serão várias as apresentações a acontecer de forma livre e espontânea durante a tarde do próximo Domingo. No blogue Kultura SMF darei conta dos vários projectos confirmados.

Sem comentários: