sexta-feira, 27 de julho de 2012

BE: Encerramento da Escola de Hotelaria é uma perda irreparável para o concelho

Na quarta-feira passada confirmou-se o encerramento da Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira. Depois de reunião entre a Câmara Municipal e a Secretária de Estado de Turismo, Cecília Meireles, ficou oficialmente declarada a morte deste equipamento do concelho. 

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira mostrou-se impotente para impedir que o governo PSD – CDS levasse a sua intenção avante. O Bloco de Esquerda só pode lamentar tamanha impotência presente e passada. Passada, porque há anos que a Câmara Municipal deveria ter desenvolvido esforços sérios para a construção de um novo espaço para a Escola de Hotelaria. 

A actual escola, que já tem mais de 20 anos, era há muitos anos pequena e insuficiente para as exigências formativas. A sua direcção e os seus funcionários foram tentando minorar estes constrangimentos, mas a realidade era evidente: um outro equipamento permitia aumentar a oferta formativa, acolher um maior número de alunos e melhorar a qualidade da formação. Durante anos a Câmara Municipal não quis saber e foi, inclusivamente, responsável por vários atrasos no início de uma nova escola, ao apresentar projectos de arquitectura que foram chumbados e que foram entregues sem documento de previsão de despesas de funcionamento. Situações destas fazem com que o arranque da construção de um novo espaço fosse adiado de ano para ano, até que agora se tornou impossível. 

Perante essa impotência do passado junta-se a impotência do presente: a de não conseguir esgrimir argumentos para manter este equipamento no concelho de Santa Maria da Feira. Lembre-se que este era um equipamento importante no concelho, pois dinamizava o comércio, o arrendamento e o centro da cidade. Para além disso, era um equipamento com cursos profissionais com saídas profissionais reconhecidas. Tudo isso acabou! Fica agora também a preocupação dos alunos e famílias que têm que ser deslocados para o Porto. Medidas centralistas como esta dificultam o acesso à educação, porque querem dizer sempre um aumento de despesa. 

O Bloco de Esquerda não pode aceitar a desculpa esfarrapada que é dada para este encerramento: diz a Câmara Municipal que a culpa é do Porto que tem uma escola de hotelaria com falta de alunos. Esta é uma argumentação que não se pode aceitar. Primeiro, porque, que se saiba, Santa Maria da Feira não é colónia de férias da cidade do Porto nem sua subordinada; segundo, porque por esse argumento então tem que se encerrar a maior parte dos equipamentos de Santa Maria da Feira porque eles já existem no Porto: cinemas, indústrias criativas, hospital, biblioteca. Por essa argumentação, tudo encerraria. E por isso mesmo é que a argumentação é fraca e só pode ser entendida como desculpa de mau pagador para esconder as culpas explícitas que a Câmara Municipal tem nos últimos anos.

Pela Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro

Sem comentários: