sábado, 28 de julho de 2012

Secretário de Estado da Solidariedade inaugurou o novo lar de idosos de Sanfins

O secretário de Estado da Solidariedade inaugurou hoje o lar de idosos da Associação de Apoio Social de Sanfins, em Santa Maria da Feira, município que apontou como "um exemplo" do trabalho autárquico desenvolvido a nível nacional em matéria solidária.
Marco António Costa começou por visitar as instalações da instituição que servia já 20 utentes no seu centro de dia e de apoio domiciliário, e que agora, após um investimento de 600.000 euros comparticipado em 258.000 pelo programa PARES, passa também a estar equipada com 12 camas em regime de internamento.
Em seguida, o governante declarou que o seu papel, "para além de ajudar a resolver problemas do dia-a-dia relacionados com a máquina que a Segurança Social tem no terreno, é também o de incentivar e ouvir quem faz este trabalho [solidário nas comunidades]".
Marco António Costa elogiou especificamente o vice-presidente da Câmara da Feira pelo "trabalho extraordinário" que tem feito no concelho e, reconhecendo que nas autarquias do país é generalizado "o empenho por todas as causas socais", acrescentou que "a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira é um exemplo neste domínio".
Emídio Sousa, o autarca a quem o secretário de Estado se dirigia, admitiu que a Câmara da Feira conta fazer várias inaugurações nos próximos tempos: "Temos agora uma série de projectos a concluir e, só no âmbito do PARES, tivemos 17 candidaturas aprovadas".
Alberto Tavares, presidente da Associação de Apoio Social de Sanfins, afirmou, por sua vez, que a criação do lar de idosos foi uma consequência da actividade que já vinha sendo desenvolvida pela instituição. "Urgia apostar num lar", revela, "e temos aqui uma casa pequena, mas bonita e muito, muito acolhedora".
O dirigente da instituição admite que houve "obstáculos" a superar relacionados com a necessidade de remodelar o centro de dia, "que já não cumpria as exigências emanadas da Segurança Social, e que se verificaram também alguns imprevistos relacionados com "a morfologia do terreno" onde nasceu o edifício. Mas, apesar dessa "luta tremenda", Alberto Tavares garante: "A obra está de pé e pronta a ser ocupada".

@ Porto Canal

Sem comentários: