quarta-feira, 18 de julho de 2012

Ministério da Saúde apresenta proposta de reformulação do mapa de Urgências Hospitalares


Há vários meses que se aguardava a divulgação da proposta para mais uma mexida no mapa de urgências hospitalares e serviços de emergência médica a nível nacional. Desde Fevereiro que se aguardava o documento. Finalmente, hoje, o Ministério da Saúde tornou pública a globalidade da proposta.
No que ao Entre Douro e Vouga diz respeito há alterações de peso a considerar.

Actualmente, contamos com um serviço de urgência médico-cirúrgico (SUMC) no Hospital de S. Sebastião e dois serviços de urgência básica (SUB) em Arouca e Oliveira de Azeméis. Mas, atendendo aos perfis de utilização e às características das acessibilidades, o Ministério da Saúde aponta para o encerramento do SUB de Oliveira de Azeméis, mantendo em funções o SUB de Arouca e o SUMC da Feira.
O encerramento proposto surge num quadro de instalação de duas ambulâncias de suporte imediato de vida (SIV), em Arouca e Oliveira de Azeméis.

No que à referenciação diz respeito, o SUMC do Hospital de S. Sebastião funcionará como referência para a NUTIII, abarcando um pólo VVS e um pólo VV AVC. Nas situações em que a referenciação continuar necessária, o Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho será a referência a nível cardiovascular, tal como hoje já acontece, e o Centro Hospitalar do Porto (Hospital de Santo António) afigura-se como a referência para as situações de trauma.

O documento está, agora, em fase de discussão pública.

Sem comentários: