sexta-feira, 20 de julho de 2012

Raízes do Teatro-Fórum em Santa Maria da Feira


Este fim de tarde e noite, a Praça Gaspar Moreira recebeu a primeira edição da “Feirinha pela Noitinha”, uma feira de artigos usados e artesanato urbano. Assim, após a edição especial do Flea Market, em Maio passado, Santa Maria da Feira entra definitivamente na rota dos mercados de rua do século XXI, e com uma adesão considerável para uma primeira experiência, não muito divulgada.

Desci ao centro histórico, com dois motivos: (i) compreender in loco o conceito e (ii) assimilar uma outra novidade no panorama cultural feirense: o teatro-fórum. 
O evento desta noite serviu de mote e palco para a apresentação de um novo conceito que pretende unir a comunidade em torno do teatro para a resolução de problemas comunitários. O teatro-fórum detecta e trata problemas comuns, procurando auxilio do público na sua compreensão e desenvolvimento, de forma a encontrar possíveis soluções, passiveis de aplicação na comunidade. Assim, esta noite tirou partido de um exímio projecto de teatro-fórum do Porto, para apresentar o conceito e convidar à participação.

Esta noite, Santa Maria da Feira recebeu as “Auroras”, um grupo de teatro-fórum, com reflexão dos problemas do Bairro do Lagarteiro, que apresentou na Praça Gaspar Moreira o seu espectáculo “Aurora”.
Nasce o dia, janelas que se abrem e mulheres que espreitam para deixar entrar a luz nas casas e nos corpos. Estas janelas, despojos de um Bairro em re-construção que procura também outras oportunidades ligando-se à cidade através de um autocarro que transporta medos, expectativas, esperanças, resignações …
Aurora, uma mulher que amanhece, que acredita que os seus dias podem ter outras cores, como a roupa que estende ao sol.
“Vais escrever que és do Bairro?!” “Se calhar é por isso que nunca te chamam …”
Será que a marca da sua identidade, da sua morada, é mais forte do que a vontade de querer ser simplesmente ela própria?

Após isto, «no âmbito da Acção Comunidade (com)Vida, em que se pretendem criar grupos comunitários no concelho de Santa Maria da Feira, com o objectivo de potenciar a participação cívica, o espírito crítico e reflexivo na identificação e resolução de problemáticas comunitárias relevantes, através da técnica do Teatro do Oprimido, e promover a aproximação entre os participantes dos grupos comunitários, associações e instituições locais e as estruturas de decisão política local», está laçado o repto à participação. Na próxima quarta-feira (25 de Julho de 2012), a Casa do Povo de Santa Maria da Feira será o palco da primeira reunião/contacto/ensaio rumo a esta construção colectiva, pelas 21h.

Quanto à noite de hoje, poderemos dizer que a história passou e Aurora “adormeceu à janela sem o sonho que era para ela”…

Sem comentários: