quinta-feira, 26 de julho de 2012

Escola de Hotelaria da Feira já não existe!

Antigas Instalações da Escola de Hotelaria

Há poucas semanas, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira anunciava a deslocação da Escola de Hotelaria e da Caixa das Artes para o Europarque, de forma a dar nova vida ao espaço. Há duas semanas era salvaguardada a manutenção do Pólo I da Caixa das Artes, mas o Europarque seria mesmo o destino dos restantes equipamentos. Bem, no meio de tanto impasse e passividade política a Feira perdeu a Escola de Hotelaria.

A escola de Santa Maria da Feira não consta na lista de cursos para o ano lectivo 2012/2013, não abriram inscrições, havendo informação de alunos e funcionários transferidos para a escola do Porto.
Hoje, o Porto Canal avança que no seio das negociações propostas pelo Turismo de Portugal, «Santa Maria da Feira recusou ficar com a escola», enquanto decorrem negociações em Mirandela e Santarém. Por outro lado, a autarquia do Fundão aceitou as condições impostas para a manutenção do serviço escolar: serão assim tão más?
A Câmara diz que a decisão é irracional, mas a verdade é que a escola fechou mesmo. Assumir, tal como aconteceu no Fundão, não seria certamente função da autarquia, mas... e o futuro? Morre definitivamente ou apenas até solução de futuro? Atendendo ao panorama, nem vale a pena acreditar!
Ainda há dias escrevia sobre uma gaveta onde se coleccionavam projectos e serviços com os dias contados, lá para os lados da Praça da República, pois bem, parece-me que a situação se agrava... será talvez mais grave do que uma inusitada colecção.

Nova Escola de Hotelaria NUNCA sairá do Papel
Em resumo, nesta perspectiva de salvação expresso e sem qualquer análise integrada do Europarque, a Feira já perdeu a Escola de Hotelaria e irá confirmar amanhã o fim do Pólo II da Caixa das Artes. Não queria ter de o dizer, pelo menos de forma tão directa, mas dada a sucessão de erros e absurdos políticos, parece que temos uma Câmara de Destruição Feirense e não uma autarquia com objectivos em prol do desenvolvimento local. E agora Sr. Presidente e "companhia", já será tempo de fazer um voto de protesto? Há coisas que não se compreendem. Aguardemos pelos próximos capítulos.

Sem comentários: